"Todos nós conhecemos o som de duas mãos quando aplaudem, qual seria o som de uma única mão?"

terça-feira, 10 de maio de 2011

Logoterapia

A Logoterapia busca restituir a imagem do homem superando reducionismos, faz uma proposta que não se limita à Psicologia, mas abrange todas as áreas da atividade humana, e busca resgatar aquilo que é especificamente humano na pessoa.
A logoterapia foi criada pelo psiquiatra vienense Dr. Viktor E. Frankl. acreditava que para encarar a vida de maneira positiva é preciso ter consciência de que a vida tem sentido em quaisquer circustâncias, e que temos a capacidade de encontrar esse sentido em nossas vidas. A logoterapia, através de seus métodos e teoria, afirma que somos indivíduos únicos, que atravessamos a vida numa série de situações únicas e que cada momento oferece um sentido para preencher-a oportunidade para agir significativamente. Faz nos a responder essas perguntas de ordem existencial.
Estamos buscando sentido em nossas vidas?
Como encontrá-lo?
                                         Onde encontra-la?

Mini-Glossário de Logoterapia
Ansiedade antecipatória – é a ansiedade decorrente do medo da reincidência do sintoma; ocorre antes do sintoma e tem a força de desencadeá-lo.
Angústia de expectação – o mesmo que ansiedade antecipatória.
Apelação – a busca de resgate da capacidade de sentir e de perceber-se em um momento. Denúncia de uma característica pessoal usualmente passada por despercebida.
Cuidado – a vocação do homem para cuidar dos outros e de si mesmo, em decorrência da capacidade humana de ser responsável.
Dimensão noética – é a dimensão espiritual do homem, uma instância que jamais adoece e que não se corrompe, por mais intenso que seja o sofrimento.
Derreflexão – deslocar a atenção do presente ou de um fato, tentando diminuir a reflexão sobre este.
Determinismo – uma forma de conceber o homem como ser que precisa de impulsão. É a negação da liberdade do homem e de sua capacidade de responder pela própria vida.
Diálogo socrático – ajudar o cliente a encontrar suas respostas sozinho, dando luz à sua própria verdade.
Esperança – é a crença nas possibilidades futuras, a capacidade de esperar com paciência e fé engajada, ao mesmo tempo em que age para que o amanhã seja melhor.
Existencialismo – uma forma de conceber o homem como um ser que está aí no mundo, condenado à liberdade diante dos fatos da existência, da morte, do vazio e das limitações e grandezas da aventura de viver.
Humanismo – é uma concepção do homem como centro de todas as coisas, colocado no primeiro plano e acima de tudo. Afinal, as coisas ganham sentido graças à consciência do homem.
Liberdade – atributo exclusivo do homem que, não sendo condicionado nem determinado, pode tomar decisões frente à vida.
Logoterapia – a psicoterapia centrada no sentido da vida.
Sentido da vida – direção que o homem pode dar à sua vida mediante a descoberta do significado que ela possui, a possibilidade de ser livre e responsável.
Vazio existencial – angústia da pessoa que não tem claro o sentido da vida.
Via crucis – (aqui) o sofrimento dos prisioneiros dos campos de concentração nazistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário