As Ecologias
O conceito de ecologia evoluiu muito ao longo do tempo. Podemos pensar em um conceito biológico como relação de um determinado organismo com o seu meio orgânico e inorgânico e também como uma área do conhecimento humano que trata do relacionamento humano com todos os fatores possíveis de afetar seu desenvolvimento.
A idéia de uma única ecologia já não da conta da multiplicidade de relações e influências que a humanidade exerce no planeta. O meio científico já produziu teorias mais do que suficientes para tornar a vida na terra mais do que satisfatória para toda a população.
O que está faltando para que sejam postas em prática?
Nosso estilo de vida já esta tão grudado no modelo do capitalismo consumista, que não mais podemos nos livrar?
Para que poucos usufruam de muito, muitos precisam usufruir de quase nada.
Esse é o problema. DESEQUILÍBRIO.
Uma ecologia que dê conta de nosso momento tem que estar direcionada para eliminar as grandes diferenças.
Os obstáculos são interiores. Novos paradigmas de orientação que valorizem uma relação mais respeitosa com o nosso planeta precisam ser cultivados. Novos corações e mentes, ligados mais à arte e menos na ciência, podem produzir uma subjetividade nova que elimine esses obstáculos que a tanto tempo impedem que possamos atingir um grau de satisfação maior dos seres humanos de todo o planeta.
Enquanto isto não acontece podemos começar com nós mesmos eliminando aqueles preconceitos que nos impedem de nos relacionarmos com aquilo que é diferente de nós.